informações técnicas

Desenvolvido de forma artesanal, unindo estilo, design e inovação, a fusão da matéria prima do concreto, juntamente com pigmentos coloridos, inspira uma atmosfera urbana para usos em superfícies internas e externas, e desta forma trazem a tona o aconchego do material, deixando o ambiente sempre atual para fazer parte da história de sua casa.

Os pisos e revestimentos cimentícios apresentam alta durabilidade, resistência e são ecologicamente corretos por utilizarem pouca água, energia e também materiais reciclados em seu processo produtivo.

*As peças são fabricadas artesanalmente, ou seja, podem apresentar uma pequena variação de cor, textura  e espessura, o que lhe garante a beleza e o charme do produto feito a mão.

 

*Os pisos e bordas absorvem menos calor que outros materiais, quando expostos ao sol, lembrando que a cor que menos absorve calor é o branco e travertino, as cores cinza e fendi por terem uma formulação diferenciada tendem a absorver mais o calor.

 

*Os pisos da linha Madeyra e Madeyra Vecchia, possuem uma pintura manual a base de resina pigmentada, é e aceitável o desbotamento da superfície das mesmas principalmente quando assentados em áreas externas. Indicamos que a renovação da pintura seja feita em intervalos de tempos. Este piso esquenta em contato com o sol.

 

*Todas as peças deverão ter sua devida proteção posteriormente ao assentamento, por se tratar de uma peça artesanal sem esmaltação.

 

* Pedidos de complementos poderão apresentar variações de tonalidade devido ao processo artesanal, onde as peças sofrem destonalização  natural, assim como pequenas variações de espessura.

 

*O produto é sensível a manchas antes da proteção, e não pode ficar armazenado por mais de 3 meses.

Portanto as peças necessitam de cuidados no transporte, manuseio e armazenamento.

*Confira a mercadoria no ato do recebimento;

*Nunca remover a lona da carga e descarregar sob chuva, os ajudantes devem estar com as mãos isentas de óleo, barro, graxa e outros reagentes corantes e não devem apoiar os joelhos nas peças;

*As peças de revestimentos estão embaladas em caixas de papelão e este em contato com a água ou chuva irá manchar as peças, devido ao corante do papelão.

 

*Nunca armazenar as peças diretamente no chão ou barro, cubra as peças com plástico, nunca com papelão.

 

ATENÇÃO:

EM CASO DE AVARIAS, notificar a ocorrência no documento do transporte no ato da entrega, e informar imediatamente a loja responsável e a fábrica. Se possível fotografe as peças com avarias, e o documento que estará em mãos do transporte.

* Não será aceito reclamações caso este procedimento não seja efetuado, para que desta forma a fábrica consiga repor as peças o quanto antes.

 

ATENÇÃO:

Não instalar o produto caso apresente algum defeito, pois o produto assentado é considerado produto aceito.

*A colocação dos pisos e revestimento cimentícios da linha CRETA deverá ser, preferencialmente, a última etapa da execução da obra, evitando assim que a execução de outros serviços possam danificá-los;

* Execute a limpeza do emboço removendo todos os tipos de resíduos;

*Realize a inspeção da base. Se necessário, proceda as regularizações;

* Impermeabilize o emboço;

*Verifique as condições de estanqueidade à umidade do emboço. Caso evidencie sinais de umidade e eflorescência, revise as condições de drenagem e impermeabilização executadas;

*A Creta segue a prática de engenharia que recomenda para materiais sujeitos a absorção (como mármores, granitos, porcelanatos e pisos cimentícios) o uso de argamassa branca para peças de cor clara para melhor acabamento do produto final;

* Utilize argamassas colantes flexíveis, especificadas para grandes formatos (siga as instruções do fabricante). Para cores claras, prefira sempre argamassa na cor branca, indicamos argamassa ACIII;

* Devido ao processo artesanal, a face interior do revestimento apresenta certa irregularidade que deve ser compensada com a argamassa, assegurando assim o seu correto nivelamento;

* Umedeça o emboço;

* Para a aplicação da argamassa já preparada no emboçamento, deverá ser utilizada uma desempenadeira dentada de 10 mm. Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira com ângulo aproximado de 30º. Logo após, forme cordões na superfície com o lado dentado com ângulo aproximado de 60º.

PAREDES

AMBIENTE INTERNO:

 

*O reboco deve ter cura de no mínimo 14 dias, o ambiente deve estar limpo, sem resíduos de pó ou sujeira;

*É recomendado o uso de argamassa tipo ACIII Secagem Rápida;

*A argamassa deve ser aplicada na peça e na parede em sentidos opostos e perpendiculares (dupla colagem conforme NBR 13754/1996). É importante garantir que não fiquem espaços sem argamassa sob as peças;

*Iniciar o assentamento de baixo para cima;

*Em algumas situações poderá ser necessário apoiar a placa até a aderência total da argamassa;

*Caso optar por utilizar grandes formatos na parede, recomendamos a instalação com o auxílio de fixação mecânica com parafusos o procedimento é o mesmo de mármore, devendo ser colocado 4 chumbadores por m². O chumbador é colado no tardoz do piso ou revestimento, e “grampeado” na estrutura da obra.

 


ASSENTAMENTO LINHA EKO DRENO

* Não necessita de argamassa e deve ser realizado sobre camadas drenantes, para possibilitar o escoamento de água proveniente da permeabilidade do piso. As contenções laterais, devem ser realizadas com antecedência possibilitando o travamento do piso assentado, de forma que as peças fiquem bem juntas.

* O solo deve ser uniformizado, regularizado, para viabilizar os caimentos necessários: sugestão entre 1 e 5%;

* Prever contenção lateral para possibilitar o travamento do piso assentado;

* Preparar camada de brita n°3;

* Colocar uma camada de pedrisco sobre a brita e compactar;

* Cobrir toda a área do piso com manta Geo-Têxtil drenante (tipo manta Bidim RT-10) se necessário, para ajudar na permeabilidade.

* Aplicar 4 a 5 cm de pó de pedra sobre a manta e nivelar usando um sarrafo;

* Aplicar o piso EKO DRENO sobre o pó de pedra certificando-se que a peça esteja totalmente apoiada e nivelada;

* As placas EKO DRENO devem ser assentadas com auxilio de linhas de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento;

* Utilizar o martelo de borracha para o travamento das pedras, pois outro tipo de ferramenta pode danificar as peças.

* Se houver necessidade de recorte do piso utilizar serra elétrica manual com disco de diamante ventilado, pois a peça é de fácil recorte, se necessário passar uma lixa onde foi feito o recorte para acabamento.

* A liberação ao tráfego de pessoas é imediata;

* Maiores informações sobre instalação consultar Cartilha – Melhores Práticas Pavimento Intertravado Permeável – da Associação Brasileira de Cimento Portland (http://www.abcp.org.br/).

 

ASSENTAMENTO DE COBOGÓS:

– Utilize argamassa ACIII branca. Rendimento aproximado 5 kg/m².

– Nivelar o chão onde serão assentados os cobogós;

– Certifique-se de que o vão onde serão instaladas as peças, tem as dimensões adequadas uma vez que eles não devem ser cortadas, para que fique com melhor acabamento.

– O assentamento deve ser iniciado sobre uma camada de argamassa, e aguardar secar.

– Para maior segurança, recomenda-se o  travamento dos painéis com altura e largura superior a 3 metros ou acima de 7 m2 de superfície, reforço das juntas com barras de aço de 4,2 mm. Este elemento de reforço deve ser utilizado a cada 1,20 metros, escondido na espessura das juntas, e solidamente fixado na alvenaria ou no concreto que o enquadre.


REJUNTAMENTO COBOGÓS:

– O espaçamento entre as peças deverá ser de 10mm.

– Limpe-os assim que a argamassa ou rejunte esteja secando, pois o revestimento é poroso,

e pode dificultar a limpeza caso seque demais.

– Limpar somente com água e detergente neutro, se for utilizar lava jato em área externa,

o jato leque é o indicado.

PISOS:

* Indicamos que a junta em pisos, seja no mínimo de 5mm.

*O rejunte deve ser aplicado somente após 72hs do término do assentamento (NBR 13754/1996);

*Proteger as extremidades da peça com fita crepe;

*Umedecer as juntas com água previamente;

*Aplicar o rejunte nas juntas, com auxilio de uma bisnaga;

*Retirar a fita crepe logo após o rejuntamento, não deixando a mesma por mais de 30 minutos.

*Indicamos o rejunte da marca Quartzolit.

REVESTIMENTOS:


*Alguns revestimentos são assentados com junta seca, se houver necessidade de pequenos acabamentos, indicamos que seja seguido os mesmos passos de proteção referente ao rejuntamento dos pisos, conforme especificado acima.

Devido a peça ser fabricada artesanalmente este tipo de acabamento poderá acontecer.

* Nunca utilize produtos com formulação ácida, como limpa pedras, tira rejunte, cloro, água sanitária, entre outros. Os mesmos poderão danificar a peça.

*  Em áreas externas utilize lavadora de alta pressão (jato leque) e detergente alcalino, ou pesada da marca MANCHESTER, especificas para material cimentício.

*  Em áreas internas também utilize sempre detergente neutro ou alcalino para as limpezas diárias.

* Utilizar somente detergente neutro para limpeza diária dos pisos e revestimentos, indicamos a marca Manchester;

* Pode ser utilizado vassouras e escovas de cerdas macias, para limpeza;

* Aplicar cêra para cimento da marca Manchester, para manutenção diária, o que facilitará a limpeza e manutenção.

* Quando utilizar máquina de jato para limpeza, escolher a opção leque.

Após o assentamento e rejuntamento em áreas internas e externas, deve-se proteger o material com Impermeabilizante. É imprescindível a utilização de produtos que protejam o piso e facilitem a limpeza de manutenção. Antes da aplicação de qualquer proteção, o piso deve estar totalmente seco e livre da umidade de assentamento, rejuntamento e limpeza.

 

– Áreas externas: o tempo necessário para o piso ficar totalmente seco dependerá

das condições climáticas, num mínimo de 24 horas.

– Áreas internas: aguardar um mínimo de 48 horas.

 

Tipos de Impermeabilizantes:

 

* Hidro Oleofugante: o piso não sofre nenhuma alteração estética após a sua aplicação, não forma película, mantém propriedades antiderrapantes e protege de óleos e gorduras (olefugante).

Aplicar com rolo de espuma, duas demãos cruzadas. Rendimento: 6m².

 

* Cêra manutenção / proteção: intensifica levemente a cor e forma película protetora.

Aplicar com pincel cerda curta no mínimo duas demãos, Rendimento: 5m² .

 

* Detergente limpeza diária: indicado para manutenção diária, é um detergente alcalino que não agride o material.

 

* Detergente limpeza Pesada: produto á base alcalina concentrado para limpeza mais pesada.

 

Cuidados Especiais

Por se tratar de um produto a base de cimento, as peças não têm uma boa resistência a ácidos. Então qualquer ácido concentrado irá atacar as peças, por isso produtos de limpeza a base de ácido não podem ser utilizados.

 Geralmente os produtos desse tipo são removedores de rejunte, que são ácidos com a função justamente de corroer o cimento. Por este motivo, na aplicação do produto deve-se evitar ao máximo “sujar” muito as peças com rejunte e efetuar a limpeza do rejunte antes do endurecimento do mesmo. E caso seja necessário à utilização de um produto de limpeza mais agressivo, deve-se sempre verificar primeiro se ele é de base ácida.

 

REVESTIMENTOS

As linhas de revestimentos devem receber a aplicação do protetivo impermeabilizante hidro oleofugante.

Sugerimos a aplicação com um pulverizador, facilitando a aplicação do produto devido aos relevos encontrado nas peças.

Aplicar em pequena quantidade para evitar o escorrimento do protetivo nas peças.

Para remoção de eventual aspereza nas peças utilizar lixa d’água n°600 ou 800.

 

IMPORTANTE:

Para maior durabilidade dos pisos e revestimentos, os materiais de proteção deverão ser

reaplicados dentro de intervalos de tempo, que serão definidos pelas condições de uso do

produto, tais como, intensidade de trafego e manutenções de limpezas diárias.

  •  Se eu comprar um complemento a cor vem diferente?

Há possibilidade, em pequenas variações. Os pigmentos são todos pesados em balança digital, mas outras variáveis da matéria prima utilizada influenciam na tonalidade final do piso, uma vez que o processo de produção do produto não é artesanal.,

 

  •  Preciso molhar as peças antes de assentar? O quanto devo molhar?

Sim, é preciso molhar as peças mas não encharcar. Deve-se umedecê-las com pano úmido no tardoz (parte de trás da peça que vai ser assentada).

 

  •  Preciso limpar a peça antes de assentar?

Sim. Antes de aplicar argamassa na parte de trás da peça, limpar o mesmo com uma escova de cerdas macias e umedecidas.

 

  •  Posso transitar no local após o assentamento?

Até 72 horas após o assentamento, o piso não poderá ser transitado para que a argamassa utilizada cure conforme NRB 13754/1996. Este procedimento evita descolamento e/ou fissura de placas. Providenciar o enlonamento piso já assentado para evitar sujeiras durante o dia, ao final do dia retirar a lona para que a umidade não fique retida na lona. (repetir o procedimento durante a execução da obra).

 

  •  Qual a argamassa devo usar para o assentamento?

A linha de argamassas para pisos e revestimentos recomenda-se o uso da Argamassa ACIII cinza para peças escuras e ACIII branca para as peças claras.

 

  •  Qual o consumo da argamassa para assentamento?

O consumo de argamassa está entre 10 a 12 kg por m² de piso, e 5 a 8 kg por m² para revestimentos.

 

  •  Posso impermeabilizar a superfície antes de assentar?

Recomendamos a impermeabilização após o assentamento, visto que o impermeabilizante poderá escorrer pelas laterais do revestimento dificultando o processo de rejuntamento e a umidade do assentamento pode ficar presa causando manchas nas peças.

 

  •  Impermeabilizante evita manchas?

O impermeabilizante protege por períodos e facilita a manutenção, mas não evita manchas.

 

  •  A cola da fita crepe utilizada para rejuntamento mancha?

Sim, caso seja deixada a fita colada sobre o revestimento por mais de 30 minutos. O recomendável é retirá-la logo após a aplicação do rejunte.

 

  •  O piso risca?

Risca quando sofre agressão de qualquer objeto pontiagudo com pressão (andaimes de ferro, cadeiras de jardim). 

 

  •  O piso impermeabilizado escorrega?

Não. O impermeabilizante não forma película e por isso não deixa o piso escorregadio.

 

  •  Dá para cortar?

Sim. Basta utilizar máquina de corte de diamante ventilado. (Makita, Bosch, etc).